MV Ubuntu Loyalty, navio movido a energia GNL
| |

Navio movido a GNL atraca em sua viagem inaugural no Brasil

O Brasil entrou para a lista de países que já receberam navios movidos a GNL em seus portos.

Nesta segunda-feira (01/05), o MV Ubuntu Loyalty da empresa Anglo American, um conglomerado britânico que atua no ramo da mineração (e considerado uma das maiores do mundo nessa área de negócio), atracou pela primeira vez em águas brasileiras. A atracação aconteceu no Porto de Açu, localizado no município de São João da Barra, a cerca de 280 km da capital Rio de Janeiro e a equipe LandSea Group teve o privilegio de performar alguns serviços a bordo do navio.

Os navios da frota Ubuntu são movidos a GNL (Gás Natural Liquefeito) e possuem tecnologias avançadas de propulsão, como motores dual-fuel e sistemas de recuperação de calor residual.

Mas o que é GNL?

GNL é a sigla para Gás Natural Liquefeito (ou LNG, em inglês), que é uma forma de energia produzida a partir do gás natural. O gás natural é composto principalmente por metano e outros hidrocarbonetos leves, e é encontrado em reservatórios subterrâneos.

O GNL é transportado em navios especiais projetados para manter o gás liquefeito, como o MV Ubuntu Loyalty, em temperaturas muito baixas. Esses navios possuem tanques de isolamento térmico avançado para evitar que o GNL se transforme em gás novamente durante o transporte

Uma vez que esse gás chega ao seu destino, ele pode ser armazenado em tanques criogênicos e, quando necessário, convertido de volta em gás natural por meio de um processo chamado regaseificação.

Na indústria, ele tem sido usado como uma interessante alternativa ao gás natural convencional, já que ele pode ser transportado com mais eficiência através de longas distâncias. Além disso, o uso de GNL pode reduzir consideravelmente as emissões de poluentes em comparação com outras fontes de energias mais tradicionais, como o carvão, por exemplo.

Anglo American, Maersk e a Jornada na Neutralização de Carbono

Muitas empresas ao redor do mundo têm se dedicado a ações concretas para neutralizar suas emissões de carbono e promover a sustentabilidade. Nesse contexto, a Maersk, uma das maiores empresas de transporte marítimo do mundo, estabeleceu metas ambiciosas. A empresa se comprometeu a atingir a neutralidade de carbono em suas operações até 2050, além de reduzir suas emissões em 60% até 2030. Para alcançar esses objetivos, a Maersk tem investido em tecnologias avançadas, como navios movidos a energia renovável e combustíveis alternativos de baixo carbono.

Outra empresa que tem se destacado é a Anglo American, líder global em mineração. A Anglo American está empenhada em reduzir sua pegada de carbono e contribuir para a transição para uma economia de baixo carbono. A empresa estabeleceu a meta de ser neutra em carbono até 2040, buscando reduzir suas emissões diretas e indiretas. Além disso, a Anglo American tem investido em projetos de energia renovável e eficiência energética em suas operações, visando diminuir seu impacto ambiental.

Esses esforços das empresas do setor marítimo e de mineração são essenciais para combater as mudanças climáticas e promover a sustentabilidade. Com suas metas ambiciosas e investimentos em tecnologias limpas, elas estão se tornando referências no mercado, impulsionando a transformação rumo a uma economia mais verde e sustentável.

Foto tirada por nossa equipe durante o fornecimento para o navio MV Ubuntu Loyalty.

A frota Ubuntu

Através da frota Ubuntu, a Anglo American demonstra seu compromisso em impulsionar a transformação para um setor marítimo mais limpo e sustentável. Projetada a partir de 2019, essa frota é composta por um total de dez navios, dos quais seis já estão em pleno funcionamento em diversas partes do mundo. Esses navios foram desenvolvidos levando em consideração os mais altos padrões de sustentabilidade e eficiência energética, buscando reduzir significativamente as emissões de carbono e minimizar o impacto ambiental das operações marítimas da empresa.

Similar Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *