|

Inteligência Artificial no Marcado Marítimo

Muito tem-se debatido sobre o impacto da Inteligência Artificial (IA) na sociedade. E é claro que o setor marítimo e portuário seria amplamente impactado com essas mudanças.

Mas afinal, o que é a IA?

Inteligência Artificial – do inglês, Artificial Intelligence (AI) – ou IA, é um ramo da ciência da computação que se concentra em desenvolver sistemas que podem realizar as mais diversas tarefas que exigiriam um humano. Os sistemas desenvolvidos pela IA são projetados para aprender, raciocinar, perceber, compreender e interagir com o mundo de forma autônoma ou com base em alguns gatilhos.

A história da Inteligência Artificial remonta a algumas décadas atrás, mas o termo propriamente dito só passou a ser usado a partir de 1956, em uma conferência da Dartmouth College, uma universidade privada de artes liberais localizada em Hanover, no estado de New Hampshire – Estados Unidos, conhecida por sua excelência acadêmica em várias áreas, incluindo ciências, artes, humanidades, engenharia e negócios. A conferência reuniu alguns dos principais pesquisadores da época, e é considerada um marco na história por sua contribuição significativa para o desenvolvimento desta área de pesquisa.

Hoje, a IA é utilizada amplamente nas mais diversas áreas de aplicação, desde sistemas de reconhecimento de fala e imagem até chatbots, robôs de atendimento ao cliente e carros autônomos e também tem gerado impacto significativo no setor marítimo. Recentemente, o ChatGPT (Generative Pre-trained Transformer) tem ganhado destaque e levantando debates sobre os possíveis reflexos negativos do uso de tecnologias de Inteligência Artificial.

E como a IA impacta no setor marítimo?

Assim como em outros setores, a Inteligência Artificial tem exercido grande influência, proporcionando uma ampla variedade de benefícios, que incluem uma maior eficiência operacional, segurança aprimorada e melhores experiências para o cliente.

A IA pode ser utilizada para otimizar as operações, facilitando o planejamento do navio com possibilidade de rotas eficientes, alocação de recursos, gestão de estoque e programação das manutenções do navio. Com a IA, é possível criar modelos preditivos que usam dados históricos e em tempo real para tomar decisões mais precisas e rápidas, melhorando a eficiência e reduzindo os custos.

Outro impacto significativo é relacionado a segurança, podendo aprimorar a detecção dos potenciais riscos, fornecendo alertas em tempo real, identificando comportamento suspeito em áreas de alta segurança ou monitorando condições climáticas, afim de prever possíveis riscos à segurança e permitindo mitigações em tempo hábil.

Além disso, a IA pode ser utilizada na redução das emissões de carbono, otimizando o uso de energia e combustível, por exemplo, o que influência diretamente nas emissões relacionadas ao setor marítimo. Ela pode ser usada para otimizar a velocidade e a rota dos navios, levando em consideração fatores como as correntes marítimas e as condições climáticas, para reduzir o consumo de combustível e as emissões de gases do efeito estufa.

E como escolher a melhor solução?

Existem várias tecnologias de Inteligência Artificial (IA) que podem ser usadas no setor marítimo para melhorar a eficiência, segurança e sustentabilidade das operações como: Aprendizado de Máquina (Machine Learning), Processamento de Linguagem Natural (Natural Language Processing – NLP), Visão Computacional (Computer Vision) e Robótica e Automação.

  • Machine Learning

Essa tecnologia pode ser usada para identificar padrões em dados de sensores de navios, dados meteorológicos e dados de tráfego portuário, possibilitando a previsão de falhas em equipamentos, a otimização de rotas de navegação e a melhoria da eficiência de operações portuárias.

  • Natural Language Processing

No setor marítimo, o NLP pode ser usado para processar documentos, como contratos de transporte, faturas e outras informações, permitindo que esses documentos sejam classificados, organizados e analisados de maneira mais eficiente.

  • Computer Vision

Para o setor marítimo e portuário, a Visão Computacional pode ser usada para detectar e identificar navios, cargas e contêineres em imagens de satélite ou câmeras de segurança, possibilitando a otimização de operações portuárias e a melhoria da segurança nas operações.

  • Robótica e Automação

A robótica e a automação podem ser usadas para automatizar tarefas, como a descarga e o carregamento de cargas, reduzindo o tempo de espera dos navios no porto e melhorando a eficiência das operações.

A escolha da tecnologia, dependerá dos objetivos específicos de cada empresa e dos desafios enfrentados pelo setor marítimo com o objetivo de encontrar a que seja mais adequada. E para ler mais conteúdo como este, basta acessar nosso blog!

Similar Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *